domingo, 30 de outubro de 2011

Cores e Atitude

Entrevista com profissional de Educação Física e Editoração.


Nome: Sabrina Leveinsteinas
Idade: 31
Para a pauta dessa semana, encontramos Sabrina na Paulista, passeando com um amigo.

Sabrina é formada em Educação Física e agora está estudando Editoração, área na qual tem trabalhado ultimamente.
Sobre seu gosto musical ela assume gostar muito de rock e anda diversificando um pouco seu gosto, ouvindo um Jazz de vez em quando.


"Eu gosto das luzes e do movimento, coisa que não se encontra em outro lugar da cidade."


Um pouco tímida, mas super disposta em falar um pouquinho com a gente, Sabrina é dona de um estilo alternativo e rockeiro, sendo adepta a um cabelo vemelhão e tatuagens coloridas.
Mora em São Caetano do Sul, trabalha na Vila Madalena e frequenta a avenida quando vai para cinemas e bares da região.

Para ela, indicamos então:

ITAÚ CULTURAL

Em 23 de fevereiro de 1987, idealizado por Otávio Setubal, é inaugurado o Itaú Cultural.



Vista do prédio, localizado na Avenida Paulista, 149.

A proposta da instituição é organizar, fazer manutenções e criar banco de dados para grandes acervos de obras de arte, e segundo seu Estatuto de criação: " o instituto Itaú Cultural tem por objeto incentivar, promover e pesquisar linguagens artísticas e eventos culturais, bem como preservar o patrimônio cultural do país, em atuação direta ou de forma associada (...)".



Rampa de acessibilidade e divulgação da exposição.

Partindo desse objetivo, o Itaú Cultural promove diversos eventos culturais, como mostras de cinema, shows, bate-papos, mesa redonda, tem um acervo próprio para visitação ao público como o Itaú Numismática - coleção de aproximadamente 7 mil itens entre moedas, medalhas e condecorações de honra, que fazer parte da história do mundo - e ainda, é possível contar com diversas exposições, feitas por artistas e curadores de mais alta estirpe.


Entrada com portas sensoriais e relevos no chão para acesso de deficientes visuais.

A exposição atual é batizada de "Caos e Efeito", onde foram montadas e criadas diversas obras entre fotografias, pinturas, instalações e vídeos, com mais de 61 artistas envolvidos nesse projeto.
A ideia é criar um novo pensar sobre a arte contemporânea brasileira e sobre a vida também.
Para quem tiver interesse a exposição fica aberta ao público até 23 de dezembro de 2011.


Hall de entrada que dá acesso aos andares da exposição.


A exposição está distribuída nos pisos 1, -1 e -2, sendo o último com censura 18 anos.
Em qualquer dos andares que haja visitação a entrada é franca, e na recepção é possível pegar um folder com mapeamento da distribuição das obras pelo instituto.



Puffs para acomodação dos visitantes.

Ou, se apenas quiser um espaço agradável para sentar e ler um bom livro, o hall de entrada conta com alguns puffs confortáveis para passar a tarde.
Infelizmente, por motivos de segurança não nos foi permitido fazer fotos da exposição, mas qualquer dúvida, é possível entrar no site: http://itaucultural.org.br/ e acompanhar a programação.




sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Engenhando entusiasmo

Nome: Janaína Garcia de Souza
Idade: 23


Janaína séria para o retrato.

Janaína é de Santa Bárbara D’Oeste, interior da cidade e está em São Paulo porque veio visitar a sua melhor amiga, que mora nas proximidades da Paulista. Em um primeiro contato, Janaína estava com um pouco de pressa, e assim, tivemos que marcar um segundo dia para a nossa entrevista, porém como estava em um tour por São Paulo, e nosso encontro teve que ser na Praça Victor Civitá, em Pinheiros, aí nos conseguimos conversar um pouco mais e fazer as belas  fotos.
Nossa entrevistada cursa Engenharia Civil na EEP – Escola de Engenharia de Piracicaba, e está no segundo ano.
Janaína diz ter muitas dificuldades com as matérias, mas que não se importa, porque o que quer mesmo é construir estradas.

Janaína, brincando em nossas conversas.


Rindo em nossos papos e ao fundo, a passarela da praça.
Nossa entrevistada disse: “Desde a primeira vez que vim à Paulista, aos 12 anos, sempre encantei pelas grandes construções daqui, acho os prédios maravilhosos! São grandes obras de arte da engenharia!”


Como hobby, confessa adorar filmes nerds e vídeo games, inclusive está lendo “O Guia do Mochileiro das Galáxias, volume 2, O Restaurante no Fim do Mundo”.

Ela diz ser bastante eclética, mas que atualmente tem escutado muita MPB, como Maria Gadu, João Gilberto e músicas Pop Coreanas.
Para nossa entrevistada, indicamos então, a livraria Martins Fontes, onde ela encontrará suas leituras nerds.


LIVRARIA MARTINS FONTES

Fachada.

Nos primórdios, a livraria Martins Fontes residiava em Santos.
Três irmãos  fundaram-na em 1960 contemplando cada vez mais o espaço com funcionários aplicados, com ótimo atendimento, um acervo de grande variedade  e qualidade, características essas que fazem parte da livraria até hoje.
Entrada da loja.

Lançamentos infantis (mesa vista de cima).

Em 1980, já com o nome de Livraria Martins Fontes, a mesma chega em São Paulo com sede na rua Dr. Vila Nova, perto da faculdade Presbiteriana Mackenzie.
Em seguida, sua próxima casa seria na Avenida Paulista, 506, tornando-se referência no mercado livreiro.
Em seus aproximados 800 m², a loja da Paulista dispõe de mais de 90 mil títulos entre nacionais e importados, além de uma ambiente moderno e aconchegante para que os clientes fiquem a vontade e apreciem os livros.
Áinda é possível contar com o atendimento online, pelo site http://www.martinsfontespaulista.com.br/, que disponibiliaza para compra quase 400 000 títulos, para os mais diferentes públicos.

Design das escadas.

Vista do setor de livros didáticos.

 Fotografamos a loja da Avenida Paulista, e fomos super bem recebidos pelo coordenador da loja, o Daniel. Agradecemos também a assessora de imprensa Tatiane, quem abriu as portas da livraria, quatorizando as nossas fotos.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Mineirismo de Patins

A mineira que faz a vida em São Paulo



Nome: Marcela Cristina Resende
Idade: 20
Marcela é de Minas Gerais e a mais ou menos um ano mora em São Paulo por conta dos estudos.
Veio para cá, pois conseguiu uma bolsa de 100% de desconto pelo PROUNI (Programa Universidade para todos, do Governo Federal) e começou a cursar Odontologia na faculdade UNISA (Universidade de Santo Amaro). Porém, houve um problema e a assistente social foi fazer fazer uma visita para ela e delegou que ela não precisava da bolsa, e assim a fez atrasar um projeto de vida.
Persistente, Marcela está fazendo cursinho no Objetivo para tentar novamente a bolsa para prosseguir seu sonho.

"Patinar na Paulista é o melhor passeio!"

Marcela diz adorar passear pela Paulista, está sempre patinando por ali, e ho dia da entrevista, levava seu amigo Willian para conhecer a região e patinar junto com ela.
Um de seus últimos passeios culturais foi no Shopping Paulista, onde assistiu o filme Cilada, do diretor José Alvarenga Jr, e comumente frequenta as exposições no Masp, onde comentou que faz muitos amigos.
Sobre a cabeceira da cama de um colega, ela encontrou o livro "A Rainha do Castelo de Ar" e por ter gostado da capa, leu o prefácio e agora acompanha a história, ela disse: "meu amigo que mora comigo faz direito, gostei da capa, li o prefácio e gostei".
Marcela escuta muito rock, como ACDC, Sistem of a Dowm, e Led Zeppelin.

Para Marcela, que está sempre de patins na Paulista, indicamos a nova sensação do momento:

RINO MANIA

A Duratex, está patrocinando, em comemoração aos seus 60 anos de existência, 60 esculturas de rinocerontes, no qual 60 artistas escolhidos em uma seleção pública que houve no Facebook.
Em setembro, o primeiro rinoceronte esteve no MuBE (Museu Brasileiro de Escultura).
O foco do projeto é arte e educação, conscientizar as pessoas da impotância da preservação das espécies em extinção, de forma agradável e divertida.
 


Rino no MASP

Rino no Conjunto Nacional

Rino próximo ao metrô Consolação.


Dentro do projeto ainda ocorrerá o "Rino Mania Itinerante". Dentro disso, 15 esculturas irão para 10 unidades fabris e florestais da Duratex, as cidades serão: Agudos, Lençõis Paulista, Itapetininga, Botucatu, Jundiaí, Taquari, São Leopoldo, Uberaba, Estrela do Sul, Cabo de Santo Agostinho e João Pessoa.
Nas escolas - 125 escolas municipais de Ensino Fundamental em 11 cidades de São Paulo, Minas Gerais, Rio grande do Sul e Pernambuco -, serão desenvolvidos projetos de incentivo ao protagonismo social e a educação ambiental.
Rino próximo ao Shopping Paulista
Rino em frente ao Parque Trianon.
Os rinocerontes foram escolhidos, pois eles represenam a resistência, solidez e força da marca Duratex, além de causar um impacto aos olhos de quem o vê, também possibilita, devido ao seu tamanho, maior espaço para criação dos artistas.
Para quem quiser conhecer mais a fundo sobre o projeto, basta clicar: http://www.rinomania.com.br/